• Água servida
  • Água de chuva
  • Água de processo
  • Efluentes
  • Reuso
  • Metais pesados
  • Alimentos
  • Gases
  • Ambientes
  • Alta pressão
  • Agricultura
  • Pecuária
  • Aquários
  • Piscinas
Água servida

É cada vez mais comum encontrar na água que alimenta a indústria quantidades importantes de carga microbiana, elementos químicos e metais diversos que podem ser nocivos à saúde e prejudiciais ao processo produtivo.

No papel de mais potente germicida e segundo mais potente oxidante do planeta, o ozônio atua de forma rápida no controle microbiano da água, na neutralização de elementos químicos e na oxidação de metais, possibilitando o tratamento de forma pontual e econômica sem o uso de produtos químicos.

Água de chuva

O aproveitamento da água de chuva usando tratamentos simples de filtração e desinfecção a base de ozônio é uma alternativa para reuso de água em descargas de vasos sanitários, irrigação de jardins, alimentação de lagos e lavagens de equipamentos. Tal procedimento garante à empresa uma economia importante na utilização de água através da captação da chuva e reduz o desperdício de água potável em fins menos nobres.

Água de processo

Diversas indústrias exigem um alto grau de purificação da água utilizada no processo que deve estar livre de qualquer contaminação. Para atingir tal nível de exigência, a aplicação contínua de ozônio garantirá a eliminação completa de carga microbiana e elementos químicos que podem contaminar o produto final. Tal situação é muito comum na indústria farmacêutica que necessita de um controle muito minucioso dos insumos utilizados no processo de produção dos medicamentos de modo a garantir a qualidade do produto final.

Efluentes

A maioria dos processos industriais tem efluentes líquidos de características variadas como resíduo de suas atividades, porém devem se enquadrar em parâmetros de qualidade para que sejam adequadamente dispostos.

Com suas propriedades oxidantes, o ozônio reduz as demandas químicas e bioquímicas de oxigênio (DQO e DBO), torna compostos não-biodegradáveis em degradáveis, oxida metais pesados, funciona como desinfetante, além de reduzir a cor e o odor. Tanto para efluentes industriais como domésticos sua aplicação auxilia de forma eficaz o processo de tratamento.

Reuso

O reuso da água dentro da indústria é uma alternativa importante para a redução do consumo de água, além de suprir a escassez de oferta. Como a maioria dos processos industriais tem efluentes líquidos de características únicas provenientes de diversas etapas, os mesmos podem ser tratados e reaproveitados na produção.

A partir da aplicação do ozônio é possível tratar os efluentes do processo e readequá-los de acordo com as exigências dos processos seguintes, garantindo assim a máxima utilização da água captada na indústria.

Metais pesados

Os metais pesados estão presentes no solo contaminando naturalmente as diversas fontes de água. Na indústria, temos casos de grande contaminação como em água de poço e no processo de extração mineral onde grandes volumes de água são utilizados. Nessa água, os metais pesados encontram-se dissolvidos dificultando a sua separação e posterior descarte.

Com a aplicação do ozônio, é possível oxidar esses metais pesados facilitando sua remoção através de um processo de filtragem e garantindo uma água de melhor qualidade, seja para usos, ou pronta para ser corretamente descartada no meio ambiente. Além disso, existem casos que esses metais podem ser comercializados de modo a complementar a receita da empresa.

Alimentos

Com a aplicação do ozônio os alimentos ficam livres de contaminação de pragas, bactérias, fungos e vírus, e não há alteração das características nutricionais, cor ou sabor dos alimentos. O alimento lavado com ozônio possui aparência mais vistosa, tem o seu tempo de prateleira aumentado em 50% e não contém resíduos químicos como o cloro, além de neutralizar eventuais agrotóxicos residuais existentes na superfície destes alimentos.

Gases

Efluentes gasosos são um problema constante para as indústrias devido ao incômodo que seu odor promove nas comunidades vizinhas que, ao acionar aos órgãos fiscalizadores competentes, podem gerar multas ou até a interdição da operação da empresa.

Tratamentos convencionais demandam alto consumo de produtos químicos e nem sempre resolvem a situação mantendo a empresa em risco. O ozônio, no papel de segundo mais potente oxidante natural existente, remove o odor, neutraliza as substâncias tóxicas existentes e oxida materiais particulados. Além disso, age sobre contaminações biológicas por ser o mais potente germicida de que se tem conhecimento.

Ambientes

Quartos em hotéis sempre foram separados para hóspedes fumantes e não-fumantes. O odor encontrado no ambiente pelo cliente está diretamente ligado à sua satisfação e consequentemente, ao seu retorno. Além disso, o sistema de ar condicionado necessita de manutenção recorrente dado que as bactérias acabam se concentrando no equipamento.

Com suas propriedades bactericidas e oxidantes, o ozônio higieniza e desodoriza o ambiente e todos revestimentos existentes no mesmo (carpetes, cortinas, tapetes, tecidos e outros). O ozônio oxida os compostos orgânicos, inativa micróbios e elimina ácaros e fungos, deixando o quarto sem odores impregnados, pronto para ser utilizado por qualquer hóspede. No caso do ar condicionado, o ozônio age como germicida eliminando bactérias, ácaros e fungos presentes nos filtros e tubulações.

Alta pressão

A alta carga orgânica presente em locais de difícil acesso para limpeza favorece a proliferação de bactérias e resulta em um forte odor, demandando grande quantidade de produtos químicos.

A aplicação de água ozonizada sob alta pressão limpa e higieniza com eficiência locais de difícil acesso, remove placas minerais ou biológicas, inclusive mofo, desodoriza o ambiente e gera água residual já própria para descarte, tudo isso ainda reduzindo o consumo de produtos químicos.

Agricultura

Os agrotóxicos são um dos principais problemas da agricultura, além de contribuir para os altos custos do produto. A intoxicação gerada tanto ao homem quanto aos animais e ao meio ambiente podem causar os mais diversos malefícios e ainda não se sabe exatamente a proporção que isso pode chegar no longo prazo.

Embora ainda em fase de testes, a Brasil Ozônio vem desenvolvendo uma tecnologia de pulverização de água ozonizada na lavoura para substituir os agrotóxicos. Após mais de 1 ano de testes já foi possível obter resultados expressivos nas culturas de tomate, café e maracujá. Além disso, iniciamos recentemente testes na cultura de laranja. A tecnologia desenvolvida pela Brasil Ozônio é protegida por diversas patentes garantindo assim a exclusividade e contínuo desenvolvimento prático e científico nos mais altos padrões.

Pecuária

Um dos maiores problemas de saúde e qualidade dos animais está associada à aderência de carrapatos que causa infecções nos animais que são tratados com antibióticos. Durante o período de tratamento, tanto a carne como o leite ficam contaminados.

A Brasil Ozônio desenvolveu uma forma de combater esse problema a partir de aplicação de água ozonizada no animal impedindo a aderência do carrapato no mesmo. Resultados práticos muito expressivos já foram obtidos nas fazendas onde a solução foi aplicada. A tecnologia desenvolvida pela Brasil Ozônio é protegida por diversas patentes garantindo assim a exclusividade e contínuo desenvolvimento prático e científico nos mais altos padrões.

Aquários

A qualidade da água dos aquários necessita ser de alto nível, não só pela exposição ao público, mas principalmente por se tratar de um completo habitat dos peixes.

A aplicação de ozônio na água resulta numa melhoria estética sem consequências para os peixes, removendo cor, odor, floculando excretas e restos de alimentos (facilitando a remoção através dos filtros), controlando também os óleos provenientes dos peixes. Ao se decompor, o ozônio se transforma em oxigênio, aumentando a disponibilidade do mesmo para os peixes.

Piscinas

Atividades aquáticas representam um grande potencial para transmissão de doenças e bactérias, por esse motivo a água deve ser muito bem tratada.

O ozônio é o substituto ecologicamente correto do cloro, sendo até 3120 vezes mais rápido e 100 vezes mais potente, inativando bactérias, fungos e vírus, entre outros.

Além disso, o ozônio traz diversos benefícios aos usuários:

  • Resulta em água incolor e cristalina, sem cheiro ou odor;
  • Não resseca pele e cabelo;
  • Não irrita olhos e mucosas;
  • Não deixa resíduos na água;
  • Tem ação floculante;